quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ISP obj2 - Rosário




Reconstituição incompleta do Rosário que foi recolhido em associação ao enterramento humano nº 5, na Nave Central, Sector Norte. Estava localizado no parte interna do fémur direito, como pode ser visto na ficha informativa do enterramento nº 5. Aqui fica uma ligação para a explicação destes objectos de culto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Rosário

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A 11ª sepultura (A Sul da Nave Central)



As dimensões do interface interno da sepultura parecem sugerir que esteja inumado um indivíduo jovem. Iremos comprovar esta hipótese no decorrer da escavação, da qual daremos novas informações.

O enterramento humano nº8 (Nave Central, a Sul da entrada da Igreja).



Início da definição do enterramento humano nº8, aparentemente com os ossos anatomicamente estruturados. Até ao momento este é o esqueleto com os ossos em melhor estado de conservação, a cerca de 0,90 m de profundidade, numa camada que o cobre muito compacta e por isso de difícil progressão. Em associação começam a ser recolhidos vestígios de tecido e um objecto em metal à volta do crânio (para preensão do cabelo?), alfinetes e restos de madeira. Esperamos dar mais novidades em breve.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ISP obj1 - Rosário



Esta seria a aparência parcial de um Rosário formado por contas brancas e negras, recolhidas em associação ao enterramento humano nº3, junto à mandíbula e primeiras vértebras cervicais. Observava-se in situ um padrão - dez contas brancas intercaladas por uma negra, simbolizando dez Avé Marias e um Pai Nosso. Os Rosários teriam 150 contas brancas. Para a concretização da oração católica em honra da Santíssima Virgem Maria, esta simbologia definida na distribuição das contas, encerra a crença nos mistérios, no processo da Salvação.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ficha informativa do enterramento nº5

Ficha informativa do quinto enterramento com base nas observações realizadas in situ.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O piso conservado na área Sul da Nave Central e as novas sepulturas.



Sob a laje de cimento que se encontra implantada dentro da Igreja, foi identificado um piso de ladrilhos maciços de cerâmica, bem conservado e regularizado. Esta realidade estava porém a selar outras três novas sepulturas rectangulares que serão intervencionadas brevemente.